Categories: Movimento Estudantil

VIVA A OCUPAÇÃO DO RU DA UFPR!

OCUPAR E RESISTIR!

Repercutimos a seguir a nota dos companheiros da Alvorada do Povo, desde já saudamos a todos os estudantes que ousaram ocupar o bandejão da Universidade.

A Alvorada do Povo saúda toda a juventude de Curitiba e região que, no dia 6 de novembro (sábado), deu um audaz passo no rompimento com o imobilismo e o marasmo que tomou parte do Movimento Estudantil e ocupou o Restaurante Universitário central da UFPR!

Os estudantes ocuparam o RU após uma contundente manifestação que denunciou a politica de privatização da Universidade Pública através da imposição da Educação a Distância e dos cortes de verbas, rechaçaram também o atraso no pagamento das bolsas de PIBID e Residência Pedagógica e a capitulação da burocracia universitária e do velho movimento estudantil perante os maiores ataques à educação brasileira. Durante a entrada o que pode ser visto foi a revolta da juventude combatente que barrou a entrada da Guarda Municipal no RU, não arredaram o pé até que fossem embora os agentes da repressão. O animo e o vigor da juventude combatente foram determinantes para culminar a ocupação do RU.

Após ser humilhada pela juventude, a Guarda Municipal se retirou do local e a ocupação partiu para sua assembleia inicial. O clima da assembleia era muito elevado, todos estavam com os nervos à flor da pele. A mensagem que ficou escancarada é que o movimento estudantil entrou em uma nova etapa, onde as greves de ocupação são a ordem do dia, assim como os camponeses fazem no interior do país, assim como os trabalhadores fazem nas cidades, a ocupação é a tática histórica da luta do povo e a juventude assumiu o papel de aplicá-la nas universidades, esse foi o compromisso firmado por todos na assembleia inicial da ocupação. Na assembleia foram definidas normas para a ocupação, estabelecidas comissões e a alta organização foi o diferencial da atividade. Ao final do dia os estudantes fizeram uma janta com ajuda de apoiadores da mobilização e, com músicas populares, encerraram o primeiro dia da ocupação.

O segundo dia teve inicio cedo com café da manhã usando das canecas do RU, afinal elas pertencem aos estudantes da UFPR. Após o café, o espaço da ocupação foi organizado para uma produção de faixas e cartazes. A produção de cartazes contou com homenagens à companheira Remis Carla, solidariedade aos 4 camponeses presos políticos de Rondônia, denuncias da privatização do ensino e palavras de ordem como “Rebelar-se é justo!”. A faixa produzida pelos estudantes carregava a audaciosa consigna camponesa: “VOLTAREMOS! MAIS FORTES E MAIS PREPARADOS!“. Uma brilhante demonstração de que o campo atiça a cidade para a luta, conforme afirmava o Presidente Gonzalo.

É SÓ A LUTA RADICAL QUE MUDA A SITUAÇÃO, GREVE GERAL DE OCUPAÇÃO!

OCUPAR E RESISTIR! LUTAR PARA GARANTIR!

IR AO COMBATE SEM TEMER! OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

DEFENDER A UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA COM UNHAS E DENTES!

Em defesa da Universidade publica, gratuita e que servir ao povo, rebelar-se é justo!

MEPR

Recent Posts

PE: Diretório academico de FIlosofia da UFPE rompe com a UNE e puxa manifestação vitoriosa em assembleia estudantil

A matéria a seguir foi enviada por copanheiros do Coletivo Mangue Vermelho. No dia 20…

1 dia ago

RJ: Luiz Inácio/MEC: tirem suas mãos da UFRJ!

Após cortar R$ 17 milhões, Governo Federal limita repasse de verbas No final do mês…

2 dias ago

PE: Estudantes da UFPE repelem fascistas em evento da extrema-direita

A matéria a seguir nos foi enviada por companheiros da UFPE, e se trata de…

3 dias ago

RO: Militantes do MEPR penduram faixa em apoio à Área Revolucionária Gedeon José Duque

Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da…

5 dias ago

Alvorada do Povo: A respeito da “remoção” da faixa em apoio a revolução agrária na USP

Nota inicial: Reproduzimos a seguir nota da Alvorada do Povo, sobre a remoção da faixa…

6 dias ago

PE: em nota pública, Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP) denuncia perseguição política aos estudantes do IFPE campus Recife

Frente ao caso de perseguição sistemática aos estudantes do Grêmio Livre Breno Roberto (gestão Ventania)…

2 semanas ago