Categories: Movimento Estudantil

MEPR- GO entra em campanha pela liberdade de Luzivaldo.

O Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) manifesta publicamente solidariedade ao camponês da Área São José da Boa Vista (Campina Verde – MG), Luzivaldo, perseguido desde 2018 e preso político desde 2020. Denunciamos mais uma vez o velho estado brasileiro que criminaliza e demoniza a luta pela terra, taxando os camponeses pobres como invasores, vagabundos, bandidos e agora como assassinos.

Luzivaldo é um dos principais coordenadores do movimento na Área. Enfrenta, junto com seu irmão Robélio, uma acusação de assassinato. Desde 2018 o Promotor de Campina Verde José Cícero Barbosa da Silva Júnior, antes mesmo do inquérito, feriu a honra dos “assentados” taxando-os como suspeitos do assassinato em 25/11/2018 de Danilo Silva. Na ordem de investigação do delegado, há uma adulteração escrita à caneta, do status de apurar quem seria o acusado para o nome de Luzivaldo e Robélio. Isso é apenas a comprovação do que já falamos: criminalização de quem luta por um pedaço de terra.

Luzivaldo não é criminoso, é um perseguido político. Saiu da Bahia para o triângulo mineiro, trabalhou, trouxe uma parte dos 14 irmãos que estavam com destino incerto. Por conhecer as dificuldades da vida, não se abaixa, não rasteja, e por isso os “homens de bem” querem a sua cabeça. O que Luzivaldo está passando é o que o povo passa, perseguido por lutar por seus direitos e os de seus companheiros.

Desde 2020 ele está preso, não há nenhuma prova de que Luzivaldo tenha cometido essa acusação, as únicas testemunhas sobre o ocorrido são policiais, e sabemos bem a quem servem: ao latifúndio!

Está sendo negado pela “justiça” brasileira o seu direito à atendimento médico, e acesso a medicamentos de uso contínuo que lhe é necessário , sendo, inclusive, transferido do presídio da cidade de Ituiutaba para Itapegipe, distante da família, de forma a impedir às visitas.

O companheiro Luzivaldo relata à Associação Brasileira de Advogados do Povo (ABRAPO) sofrer maus tratos e agressões físicas. A mesma entidade fez uma denúncia no núcleo de direitos humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre a situação dele. Não aceitamos que mais um camponês seja preso! Soma-nos a campanha pela liberdade imediata de Luzivaldo!

Pelo fim das perseguições e mentiras contra Luzivaldo!

Terra para quem nela vive e trabalha!

Viva o Acampamento São José da Boa Vista!

Viva os camponeses de Campina Verde e Ituiutaba!


MEPR

Recent Posts

PE: Diretório academico de FIlosofia da UFPE rompe com a UNE e puxa manifestação vitoriosa em assembleia estudantil

A matéria a seguir foi enviada por copanheiros do Coletivo Mangue Vermelho. No dia 20…

1 dia ago

RJ: Luiz Inácio/MEC: tirem suas mãos da UFRJ!

Após cortar R$ 17 milhões, Governo Federal limita repasse de verbas No final do mês…

2 dias ago

PE: Estudantes da UFPE repelem fascistas em evento da extrema-direita

A matéria a seguir nos foi enviada por companheiros da UFPE, e se trata de…

3 dias ago

RO: Militantes do MEPR penduram faixa em apoio à Área Revolucionária Gedeon José Duque

Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da…

5 dias ago

Alvorada do Povo: A respeito da “remoção” da faixa em apoio a revolução agrária na USP

Nota inicial: Reproduzimos a seguir nota da Alvorada do Povo, sobre a remoção da faixa…

6 dias ago

PE: em nota pública, Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP) denuncia perseguição política aos estudantes do IFPE campus Recife

Frente ao caso de perseguição sistemática aos estudantes do Grêmio Livre Breno Roberto (gestão Ventania)…

2 semanas ago