Categories: Movimento Estudantil

Estudantes do Colégio Pedro II fazem protesto exigindo aulas 100% presenciais.

“Já fomos vacinados. Queremos aulas presenciais! Volta CPII!” pôde ser lido em faixa erguida durante o ato em frente ao Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão. Foto: Banco de dados AND

No dia 07 de Fevereiro os estudantes secundaristas do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, iniciaram uma semana de protestos simultâneos na frente das 8 unidades da Instituição Federal. A organização iniciou-se após o Conselho Superior (CONSUP) decidir por manter as aulas remotas no ano letivo de 2022. Os estudantes, indignados por estarem há dois anos assistindo aula online, repudiaram a decisão arbitrária do Reitor Oscar Halac que, a propósito, desrespeita a reivindicação da maioria da comunidade escolar, incluindo servidores e responsáveis de alunos.

Cerca de 500 pessoas participaram da manifestação exigindo retorno imediato das aulas presenciais no Colégio Pedro 2. Foto: Banco de dados AND


Desse modo, os secundaristas foram às ruas pedir ‘’Abaixo a EaD, aulas presenciais já!’’. Os atos em todos os campi tiveram duração de 3 horas e logo após todas as unidades se uniram no centro da cidade do Rio em uma manifestação unificada com outras instituições federais que reivindicavam a mesma pauta.

Na mesma semana o reitor do colégio realizou uma reunião do CONSUP e aprovou um ensino híbrido com 50% do alunado por semana. Os estudantes não aceitaram a decisão e organizaram um ato na frente da reitoria no dia 12/02, com as palavras de ordem ‘’50% NÃO! 100% SIM! Queremos aulas presenciais!’’. O ato teve participação de 500 pessoas, incluindo pais de alunos, professores e apoiadores.

No entanto, mesmo após o rechaço dos estudantes quanto a imposição da EaD, denunciando seu caráter tecnicista e privatista de ensino, o Reitor não recuou e publicou uma nota oficial afirmando que a decisão só será mudada mediante nova votação dos conselheiros eleitos. Os estudantes afirmam que não houve novas eleições para conselheiros nos últimos anos e denunciam o estrutura burocrática dos setores do colégio e a falta de comunicação da reitoria com os estudantes e pais de alunos.

Visto que suas reivindicações não foram ouvidas, os secundaristas convocaram mais um ato simultâneo nos campi da instituição no dia 14/02. Na cidade de Niterói, onde fica localizado o campus do CP2-Barreto, os alunos confeccionaram faixas e cartazes, fizeram falas de denúncia à posição da direção de alguns dos campi e professores, que votaram ‘’não’’ pela volta presencial plena e afirmaram que se não houver aula presencial para todos, organizarão uma ocupação em todas as unidades.

Estudantes do Colégio Pedro II exigem o retorno de 100% das aulas. Foto: MEPR

Os estudantes também denunciaram que durante os intervalos e ao fim das aulas não podem circular pelo colégio, organizar reuniões e nem fazer atividades extracurriculares. E apontam ‘’a EaD serve justamente para isso, sucatear o ensino público e impedir a livre organização política dos estudantes’’.

Ao fim do ato, os representantes do Grêmio Estudantil e do Movimento Estudantil do CP2 propuseram aulas públicas e manifestações combativas, além de um positivo balanço sobre o ato.

Estudantes se reunem para fazer balanço sobre o ato. Foto: MEPR


O Colégio Pedro II é uma instituição tradicional de ensino público e uma das mais antigas escolas do Brasil. No Rio de Janeiro é reconhecida como um colégio de renome por seu ensino, e sobretudo pela combatividade dos estudantes durante a ditadura Vargas e a ditadura militar de 1964, na luta contra as imposições do Banco Mundial-FMI na educação e por uma nova sociedade.

ABAIXO A EaD E O ENSINO HÍBRIDO!
PELO RETORNO PRESENCIAL JÁ!
FORA OSCAR HALAC, 50% NÃO! 100% SIM!
REBELAR-SE É JUSTO!

MEPR

Recent Posts

PE: Diretório academico de FIlosofia da UFPE rompe com a UNE e puxa manifestação vitoriosa em assembleia estudantil

A matéria a seguir foi enviada por copanheiros do Coletivo Mangue Vermelho. No dia 20…

6 horas ago

RJ: Luiz Inácio/MEC: tirem suas mãos da UFRJ!

Após cortar R$ 17 milhões, Governo Federal limita repasse de verbas No final do mês…

23 horas ago

PE: Estudantes da UFPE repelem fascistas em evento da extrema-direita

A matéria a seguir nos foi enviada por companheiros da UFPE, e se trata de…

2 dias ago

RO: Militantes do MEPR penduram faixa em apoio à Área Revolucionária Gedeon José Duque

Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da…

4 dias ago

Alvorada do Povo: A respeito da “remoção” da faixa em apoio a revolução agrária na USP

Nota inicial: Reproduzimos a seguir nota da Alvorada do Povo, sobre a remoção da faixa…

5 dias ago

PE: em nota pública, Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP) denuncia perseguição política aos estudantes do IFPE campus Recife

Frente ao caso de perseguição sistemática aos estudantes do Grêmio Livre Breno Roberto (gestão Ventania)…

2 semanas ago