Categories: Movimento Estudantil

RJ: Bloco P da UFF Gragoatá ocupado por CAs independentes!

O Diretório Acadêmico de Sociologia nesta terça-feira iniciou uma ocupação no Bloco P do Campus Gragoatá da UFF exigindo a criação do curso de licenciatura da Sociologia, juntamente com os diretórios de Filosofia e Psicologia. Mas afinal o que levou a isso? 

Desde o começo do período (e já há muitos anteriores) o diretório de Sociologia vem travando duras lutas para iniciar o processo de criação do curso da licenciatura da Sociologia. Como primeira etapa após a assembléia atos e reuniões, surgiu a necessidade de criar uma comissão cuja função é projetar e estruturar o curso da licenciatura, levando para frente a histórica demanda do curso. No dia 7 de outubro membros do DASAN compareceram na reunião do Departamento da Sociologia, para propor a criação da comissão. Houve uma reação bastante negativa por parte dos professores, que se opuseram até a organizar uma votação para a aprovação da comissão, colocando argumentos que desqualificam a formação docente e que atacam o tripé universitário (pesquisa, extensão e ensino) e que em certo ponto explicitam uma posição elitista acerca do que é a universidade. A posição do DASAN é que a universidade pública sirva aos interesses do povo, assim como as escolas. Acreditamos que a profissão docente cumpre papel importante na sociedade e que esta deve ser pautada sobre um ponto de vista classista, por isso é importante combater o sucateamento da nossa formação e também lutar para que o tripé universitário seja executado com qualidade. Ao garantir o direito à licenciatura para os estudantes de licenciatura, podemos garantir que isso seja efetuado de uma forma correspondente. 

A ocupação vem como um método de luta histórico do movimento estudantil, que foi colocado em prática em diversos momentos na história do país, inclusive durante as ditaduras militares, e que os estudantes garantiram seus direitos e lutaram por uma universidade mais democrática. 

É GREVE! É GREVE DE OCUPAÇÃO! NEM SUCATEAMENTO NEM PRIVATIZAÇÃO!

MEPR

Recent Posts

PE: Diretório academico de FIlosofia da UFPE rompe com a UNE e puxa manifestação vitoriosa em assembleia estudantil

A matéria a seguir foi enviada por copanheiros do Coletivo Mangue Vermelho. No dia 20…

2 minutos ago

RJ: Luiz Inácio/MEC: tirem suas mãos da UFRJ!

Após cortar R$ 17 milhões, Governo Federal limita repasse de verbas No final do mês…

17 horas ago

PE: Estudantes da UFPE repelem fascistas em evento da extrema-direita

A matéria a seguir nos foi enviada por companheiros da UFPE, e se trata de…

2 dias ago

RO: Militantes do MEPR penduram faixa em apoio à Área Revolucionária Gedeon José Duque

Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da…

4 dias ago

Alvorada do Povo: A respeito da “remoção” da faixa em apoio a revolução agrária na USP

Nota inicial: Reproduzimos a seguir nota da Alvorada do Povo, sobre a remoção da faixa…

5 dias ago

PE: em nota pública, Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP) denuncia perseguição política aos estudantes do IFPE campus Recife

Frente ao caso de perseguição sistemática aos estudantes do Grêmio Livre Breno Roberto (gestão Ventania)…

2 semanas ago