Foi com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do grande e amado Professor Fausto Arruda, fundador do jornal A Nova Democracia e destemido defensor das lutas revolucionárias do nosso povo e da juventude. O Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) expressa suas saudações revolucionárias ao inesgotável legado do intrépido e incansável companheiro Fausto Arruda, eterno formador de revolucionários e grande exemplo para toda a juventude combatente.
O professor Fausto Arruda enfrentou com ousadia os gorilas do regime militar fascista durante a juventude. Ainda secundarista, aos 15 anos, iniciou sua grandiosa jornada de lutas nas manifestações de 1968, em Fortaleza, Ceará. Militante secundarista, atuou no grêmio estudantil da escola Joaquim Nogueira. Foi também um corajoso estudante de sociologia na Universidade Federal do Ceará, se vinculando sempre às massas populares.
Além de parte da heroica resistência contra o fascismo decrépito do Regime Militar, não se vendeu às ilusões parlamentares do oportunismo com a dita “redemocratização”. Como grande revolucionário que é, nadou contra a corrente e ousou defender a Revolução, única saída possível para o Povo brasileiro alcançar uma verdadeira e Nova Democracia, em tempos onde quase todos alardeavam ser “o fim da história”.
O professor Fausto Arruda desbravou o espinhoso caminho que seguimos hoje e com seus artigos e científicas análises de situação política nos permitiu chegar onde chegamos e construiu uma importante base para as grandes vitórias que alcançaremos. O nosso grande professor sempre esteve rodeado pela juventude e demais massas populares; seus ensinamentos robusteceram a firmeza inabalável da juventude combatente de 2013 até os dias de hoje, que se vincula decididamente com o povo, principalmente o campesinato pobre na luta pela Revolução Agrária e massas populares nos grandes centros urbanos.
Prestamos nossa singela homenagem em honra ao gigante Fausto Arruda, cientes de que qualquer homenagem é insuficiente diante dos inolvidáveis feitos deste companheiro que dedicou toda sua vida à causa mais nobre do proletariado brasileiro e internacional. O companheiro Fausto Arruda é um dos indispensáveis que Bertold Brecht descreveu em seus poemas e seguirá não somente na história e memória do povo brasileiro, mas também presente em suas lutas.
Honra e Glória eternas ao grande e amado Professor Fausto Arruda!
Coordenação Nacional do Movimento Estudantil Popular Revolucionário
Março de 2025