Publicamos a seguir tradução não-oficial da nota da RSU (Revolutionary Student Union) sobre a detenção de cinco estudantes ocorrida durante uma importante mobilização estudantil na
Universidade Central da Carolina do Norte. Nós do MEPR tomamos parte ativa dessa campanha de solidariedade. A publicação original pode ser acessada clicando aqui.
DEFENDER OS CINCO DE DURHAM!
A União Revolucionária de Estudantes (RSU) se solidariza com os estudantes e a comunidade da Universidade Central da Carolina do Norte (NCCU), que, na quarta-feira, 16 de abril, foram reprimidos pela polícia armada em um ato público. Esse ato foi convocado pela organização de membros da RSU, os Panteras Estudantes (Student Panthers), em resposta à redução, retirada e insuficiência da moradia para estudantes do campus.
Muitos dias antes do ato, a Vice Presidente da Universidade Central da Carolina do Norte, Angela Coleman, enviou uma mensagem ameaçando promover ações judiciais e prisões contra a Organização e os estudantes na universidade. Para tentar dissuadir os estudantes de protestarem, o governo estudantil organizou um evento paralelo sancionado pela universidade. Apesar dessa tentativa de cooptar e conter a justa rebelião das massas, os Panteras Estudantes (Student Panthers) dirigiram centenas de estudantes, membros da comunidade estudantil e uma paralisação da faculdade para exigir adequadas condições de moradia estudantil.
Antes mesmo de os protestos iniciarem, uma força-tarefa de aplicação da lei e da ordem de vários departamentos em conjunto foi organizada e a polícia cercou o local do protesto. Durante o protesto, a polícia brutalmente derrubou, algemou e deteu cinco pessoas. Um representante da Universidade Central da Carolina do Norte alegou que o ato teria sido organizado e realizado por um “número significante de pessoas que não são estudantes da NCCU”. Apesar das claras tentativas de dividir os estudantes da comunidade estudantil, está claro que a administração está falhando no seu malabarismo para criar falsas narrativas para cobrir o fato de que os estudantes estão furiosos com suas respostas inefetivas.
A polícia considerou que o ato como uma “baderna”. Isso demonstra a real face da NCCU, do Departamento de Polícia da NCCU e o Departamento de Polícia da cidade de Durham: que eles consideram que uma concentração de estudantes jovens pretos violento por natureza. Está claro que a supremacia branca e a opressão nacional está fundido com a medula do sistema da UNC. O Ato de 1789, que estabeleceu a primeira universidade estatal, foi escrita majoritariamente por donos de escravos, e os estudantes pretos foram banidos de cursarem a maioria das universidades da UNC até finais da década de 1950.
Essa ação contra os estudantes acontece durante uma longa série de prisões, deportações e demais formas de repressão contra principalmente estudantes imigrantes. A repressão contra estudantes, especialmente oprimidos e discriminados por sua nacionalidade, etnia ou condição de imigrante só está aumentando nacionalmente. Essa crescente repressão sobre os estudantes recai mais pesadamente sobre a classe operária e massas oprimidas nos Estados Unidos e é parte da ofensiva capitalista que se intensifica tanto aqui quanto internacionalmente. Isso demanda organização em defesa e proteção daqueles sob maior risco. Nós da RSU consideramos essa demanda muito seriamente e nossos camaradas de Durham têm cumprido papel exemplar no que se refere a organizar as massas em torno de suas reivindicações. É importante agora mais do que nunca realizar essa campanha de defesa.
Justas manifestações por moradia adequada e por reivindicação das massas não é um crime!
Nós convocamos todas as pessoas e organizações a se solidarizarem com a RSU e os Panteras Estudantes (Student Panthers) na demanda para que a Universidade Central da Carolina do Norte assegure a imunidade acadêmica para todos os presos, bem como para que derrube toda e qualquer pena, e para atender ao chamado por moradia adequada!
TODO PODER AO POVO!
Assinado por:
Revolutionary Student Union
New Labor Organizing Committee
People’s Defense Committee
Revolutionary Maoist Coalition
Em Santa Catarina, estudantes paralisam UFSC contra demissão em massa dos trabalhadores terceirizados No último…
Nós organizações revolucionárias estudantis e de juventude, convocamos uma campanha nacional em defesa da Revolução…
A Liga Anti-Imperialista Internacional (LAI), a Liga Operária e o Movimento Classista dos Trabalhadores da…
Nota inicial: Há 155 anos no dia 22 de abril nascia o grande Lênin, titã…
Nota inicial: Publicamos a convocatória pública da Liga Anti-Imperialista (LAI), traduzida para o português de…
A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB), partidos e organizações fizeram um ato antifascista…