Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da Revolução Agrária, militantes do MEPR penduram uma faixa no prédio do Restaurante Universitário e Pró-Reitoria da UNIR, erguendo a bandeira de um dos casos mais expressivos da justa luta pela terra em Rondônia nos últimos anos: o acampamento Gedeon José Duque.
Assim como em diversas outras áreas camponesas no estado, a área Gedeon tem sido alvo de ofensivas perversas da imunda aliança entre latifúndio e Velho Estado, que organizados em grupos como o “Invasão Zero”, têm financiado e acobertado a atuação criminosa do bando chefiado por Gesulino Castro. Este chefe de pistolagem é um bandido condenado por ser mandante da “Chacina de Buritis”, e tem sido denunciado como o principal responsável pelos ataques recentes à Área Gedeon e a áreas vizinhas. Além disso, o criminoso é conhecido por um comprovado e farto histórico de diversos outros ataques a camponeses a mando do latifúndio, em atuação conjunta com a PM do estado.
Os camponeses da área, em um retrato exemplar de coragem, vêm repelindo os ataques e seguem sem desistir da luta por suas terras. Sem apoio de nenhuma das “autoridades” omissas e covardes desse Velho Estado, reconstroem suas casas e renovam seus ânimos, mesmo após os truculentos ataques e as falsas propagandas imundas do inimigo, que através do monopólio de imprensa reacionário, mentem dizendo que os camponeses estão perdendo esta luta. Os verdadeiros democratas e nós do Movimento Estudantil Popular e Revolucionário propagandeamos a verdade: a vitória é do povo, e quem está perdendo e perderá definitivamente é o latifúndio!
Sabendo que a Universidade deve servir ao povo e que é nosso papel enquanto organização revolucionária ser caixa de ressonância e propagandear a revolução agrária, a faixa foi colocada para apoiar os bravos camponeses e para convocar todos os progressistas e democratas a apoiarem a luta pela terra e contra o latifúndio, que é a principal causa de miséria e atraso da nação.
Seguimos entoando o canto dos justos e lutando junto a todos aqueles que combatem esse Velho Estado nas trincheiras de luta pela terra, especialmente para aqueles do Acampamento Gedeon José Duque que persistem resistindo à repressão e à violência.
DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE! SERVIR AO POVO
NO CAMPO E NA CIDADE!
VIVA A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!
MORTE AO LATIFÚNDIO!
VIVA A ÁREA GEDEON JOSÉ DUQUE!
Coordenação Regional do MEPR – Rondônia
Após cortar R$ 17 milhões, Governo Federal limita repasse de verbas No final do mês…
A matéria a seguir nos foi enviada por companheiros da UFPE, e se trata de…
Nota inicial: Reproduzimos a seguir nota da Alvorada do Povo, sobre a remoção da faixa…
Frente ao caso de perseguição sistemática aos estudantes do Grêmio Livre Breno Roberto (gestão Ventania)…
Em Santa Catarina, estudantes paralisam UFSC contra demissão em massa dos trabalhadores terceirizados No último…
Nós organizações revolucionárias estudantis e de juventude, convocamos uma campanha nacional em defesa da Revolução…