Diante dos ataques liquidacionistas que sofremos por um novíssimo grupo, respondido firmemente pela nossa nota O risco que corre o pau corre o machado!, estamos recebendo apoio e solidariedade de diversas organizações, revolucionários e democratas do Brasil e do mundo.
As duas organizações passam a ser signatárias da nossa nota de resposta, conforme as mensagens enviadas abaixo.
Mangue Vermelho
“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”
Bertolt Brecht
“Qual é o critério que permite determinar se um jovem é ou não um revolucionário? Como fazer tal distinção? Apenas existe um critério: verificar se esse jovem quer ou não ligar-se as grandes massas operárias e camponesas e se, efetivamente se liga a elas. Se ele quer ligar-se aos operários e camponeses, e se o faz, efetivamente, então é um revolucionário. Se hoje ele se liga às massas de operários e camponeses, hoje ele é um revolucionário. Mas se amanhã ele deixa de ligar-se a elas ou passar a oprimir as pessoas simples do povo, então será um não revolucionário ou um contrarrevolucionário”
Presidente Mao Tse-Tung
O Coletivo Mangue Vermelho (MV) vem por meio desta nota repudiar veementemente os ataques direitistas e liquidacionistas contra os companheiros do MEPR e de sua coordenação regional no Rio de Janeiro. Em reunião recente de nossa coordenação discutimos estes ataques e a nota publicada por nossos companheiros do Rio, além do vídeo publicado por AND de intervenção na UERJ, que expressam de forma cristalina a distinção entre o novo movimento estudantil e o velho, calcado nas velhas tradições dos novos pós modernistas e revisionistas de toda espécie.
Tomamos posição pelos princípios de independência, classismo e combatividade em defesa da luta dos povos no campo e na cidade, em particular da luta dos povos no campo a serviço da revolução agrária, que o novíssimo parece ter esquecido de mencionar em sua lista de opressões que dizem querer combater com todo seu palavrório “esquerdista”. Tomamos parte na luta em defesa das bandeiras históricas do MEPR, onde temos como grande exemplo nossa companheira Remís Carla, símbolo de luta e combatividade que nós do Mangue Vermelho damos continuidade com muito orgulho e compromisso.
Viva o Movimento Estudantil, Classista e Combativo!
Viva Juventude Combatente!
Viva a Revolução Agrária!
Rebelar-se é Justo!
Coordenação do Mangue Vermelho – Recife
Agosto de 2024
Movimento Ventania
Saudações combativas, companheiros,
Saudamos calorosamente a Coordenação Nacional do MEPR por se manter inquebrantável e triunfar diante dos intentos liquidacionistas e direitistas do grupelho novíssimo. A juventude secundarista de Recife declara apoio total ao MEPR na luta contra aqueles que querem retardar a revolução em nosso país, que secundarizam a revolução agrária e se alinham com o que há de mais podre.
Companheiros, como forma de apoio, solicitamos que coloquem a assinatura do Movimento Ventania na nota “O Risco que corre o pau corre o machado”.
Saudações,
Ventania
Setembro de 2024
Aproveitamos para publicar também algumas fotos enviadas pelos companheiros do Movimento Ventania da campanha para eleição do grêmio estudantil do IFPE, da qual os companheiros saíram vitoriosos. Em breve também publicaremos na íntegra a nota dos companheiros sobre as eleições que nos foi enviada.