Atendendo ao chamado do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) na campanha nacional em defesa da Revolução Agrária, militantes do MEPR penduram uma faixa no prédio do Restaurante Universitário e Pró-Reitoria da UNIR, erguendo a bandeira de um dos casos mais expressivos da justa luta pela terra em Rondônia nos últimos anos: o acampamento Gedeon José Duque.

Assim como em diversas outras áreas camponesas no estado, a área Gedeon tem sido alvo de ofensivas perversas da imunda aliança entre latifúndio e Velho Estado, que organizados em grupos como o “Invasão Zero”, têm financiado e acobertado a atuação criminosa do bando chefiado por Gesulino Castro. Este chefe de pistolagem é um bandido condenado por ser mandante da “Chacina de Buritis”, e tem sido denunciado como o principal responsável pelos ataques recentes à Área Gedeon e a áreas vizinhas. Além disso, o criminoso é conhecido por um comprovado e farto histórico de diversos outros ataques a camponeses a mando do latifúndio, em atuação conjunta com a PM do estado.
Os camponeses da área, em um retrato exemplar de coragem, vêm repelindo os ataques e seguem sem desistir da luta por suas terras. Sem apoio de nenhuma das “autoridades” omissas e covardes desse Velho Estado, reconstroem suas casas e renovam seus ânimos, mesmo após os truculentos ataques e as falsas propagandas imundas do inimigo, que através do monopólio de imprensa reacionário, mentem dizendo que os camponeses estão perdendo esta luta. Os verdadeiros democratas e nós do Movimento Estudantil Popular e Revolucionário propagandeamos a verdade: a vitória é do povo, e quem está perdendo e perderá definitivamente é o latifúndio!
Sabendo que a Universidade deve servir ao povo e que é nosso papel enquanto organização revolucionária ser caixa de ressonância e propagandear a revolução agrária, a faixa foi colocada para apoiar os bravos camponeses e para convocar todos os progressistas e democratas a apoiarem a luta pela terra e contra o latifúndio, que é a principal causa de miséria e atraso da nação.
Seguimos entoando o canto dos justos e lutando junto a todos aqueles que combatem esse Velho Estado nas trincheiras de luta pela terra, especialmente para aqueles do Acampamento Gedeon José Duque que persistem resistindo à repressão e à violência.
DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE! SERVIR AO POVO
NO CAMPO E NA CIDADE!
VIVA A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!
MORTE AO LATIFÚNDIO!
VIVA A ÁREA GEDEON JOSÉ DUQUE!
Coordenação Regional do MEPR – Rondônia